Written by 16:31 Crédito

Unbundling o Bradesco

O sonho grande de qualquer empresa é se tornar tão relevante a ponto de criar uma barreira de entrada natural contra novos produtos. Um dos principais mercados que se desenvolveu dessa forma no Brasil foi o de serviços financeiros, os ‘bancões’ ou os cinco maiores bancos, cresceram tanto a ponto de criar um oligopólio no país concentrando fatias de até 90% a depender do produto.

Não é de hoje que as Fintechs vêm trabalhando em verticais específicas para criar melhores serviços e melhores produtos para seus clientes. Essa é uma das formas mais eficazes de competição, muitas vezes na forma de newcos que aspiram tirar pedaços das mãos dos gigantes, atendendo melhor às necessidades de uma vertical específica – criando uma experiência do usuário ou modelo de negócios que é muito mais adaptada às necessidades dos clientes.

O Nubank, por exemplo, tirou um grande pedaço do Bradesco ao criar uma experiência de cartão de crédito que estava tão sintonizada com as necessidades das pessoas que eles foram capazes de obter forte tração por um longo período. Período no qual a marca se tornou tão forte que novos produtos começaram a compor a oferta do Nubank, o que era apenas um cartão de crédito, agora, é uma plataforma versátil com conta, pagamentos, cartão, investimentos, etc.

A dinâmica do Unbundling acontece quando uma plataforma é tão grande a ponto de negligenciar as necessidades dos seus clientes, criando oportunidades para empreendedores construírem soluções modernas em linha com as novas demandas do mercado. Se usarmos o exemplo do crédito, podemos encontrar verticais tão específicas a ponto de termos quase 1,000 Fintechs ativas no Brasil. Algumas das verticais que podemos encontrar são:

  • Empréstimo para negativado
  • Empréstimo que não precisa de fiador
  • Empréstimo para MEI
  • Empréstimo consignado para servidor público
  • Empréstimo consignado privado
  • Empréstimo consignado para aposentados
  • Empréstimo para educação

A moral da história é esta: em quase todas as circunstâncias, as amplas verticais horizontais eventualmente se rompem. Elas se tornam vítimas de seu próprio sucesso. À medida que as plataformas crescem, seus submercados também crescem; seu produto é puxado em um milhão de direções diferentes. Os usuários ficam irritados com uma experiência e negócios que atendem ao mínimo denominador comum. E de repente, o que antes era um mercado pequeno demais para se preocupar, é um lugar muito interessante para um empreendedor independente.

Se você sabe quais plataformas estão oscilando neste precipício, você saberá onde procurar oportunidades e inovação. E para te ajudar, criamos um mapa de Unbundling o Bradesco, use uma lupa e encontre as verticais que ainda precisam de inovação e um bom serviço em linha com as necessidades da nova economia.

Close