Você já recebeu solicitação de adiantamento de valor para liberar crédito? Ou conhece alguém que descobriu uma dívida em seu nome, sem contratá-la? Esses casos não são raros. A prática criminosa de golpe em empréstimos tem sido cada vez mais recorrente, agravada por um contexto de maior virtualização dos serviços tradicionais.
Segundo o levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve um aumento de 165% de fraudes contra clientes de bancos em 2021 em relação ao ano anterior. As vítimas desses crimes são formadas, em sua maioria, por aposentados e pensionistas que muitas vezes são novos no mundo de plataformas virtuais para operações financeiras. No entanto, esquemas de fraude também afetam usuários mais jovens, propensos a clicar em links errados ou compartilhar de forma insegura seus dados.
Visando a alertar você ou algum familiar sobre esse tipo de fraude, vamos abordar nos próximos tópicos como identificar ações suspeitas e, caso já tenha sido uma vítima, quais procedimentos adotar.
Pontos para ficar atento

Sabemos que os crimes de golpes financeiros estão ficando mais aprimorados, tornando difícil o seu reconhecimento.
Entretanto, o modo de agir dessas quadrilhas possui padrões e, por isso, há determinadas solicitações das quais pode-se desconfiar.
LIGUE O ALERTA VERMELHO QUANDO:
- For solicitado um pagamento antecipado para liberar o empréstimo
É proibida a cobrança antecipada de qualquer taxa de empréstimo. As tarifas de documentação, taxa de juros e IOF devem estar incluídas no valor das parcelas a serem pagas. Os golpistas se aproveitam de termos como “depósito antecipado”, “taxa de conveniência”, “depósito de liberação” para alegar que, apenas mediante transferência de valor, o empréstimo será liberado.
Mesmo que você seja negativado, as instituições NÃO podem solicitar adiantamento para contratar crédito. Isso é ilegal!
A regra é: não faça pagamentos antecipados!
- Algum funcionário te ligar, pedindo informações pessoais e bancárias
Pessoas mal intencionadas podem entrar em contato contigo, em nome de algum banco ou órgão público, solicitando informações pessoais em virtude de um suposto problema na sua conta. Caso você forneça esses dados, elas conseguem abrir contas fraudulentas, fazer cartão de crédito e até contratar empréstimo em seu nome.
Portanto, não passe as suas informações sob nenhuma hipótese! Na dúvida, entre na página da empresa e retorne o contato através dos canais oficiais da instituição, seja para confirmar a informação ou sanar as dúvidas. Também não divulgue seus dados nas redes sociais corporativas, como nas páginas do Facebook. Por ser um ambiente aberto, qualquer um pode ter acesso a esse conteúdo e fazer uso indevido. Vale lembrar que o INSS não entra em contato com o beneficiário por WhatsApp, SMS, ligação ou e-mail, e tampouco fornece crédito.
A regra é: se te procurarem, não passe informações pessoais/bancárias por e-mail, telefone ou mensagem de texto. Contate você a empresa pelos canais oficiais.
- Oferecerem condições super vantajosas, incomum ao mercado
Já dizia o provérbio “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Desconfie de soluções que sejam fora da média oferecida pelo mercado, como taxas extremamente baixas, inferiores à taxa básica de juros. Nesses casos, pesquise sobre a empresa e consulte seu CNPJ no site da Receita Federal, para verificar sua regularidade.
A regra é: sempre pesquise a empresa antes de contratar o serviço.
- Solicitarem pagamento a ser feito em conta de pessoa física
Jamais pague taxas e parcelas para conta de pessoa física. Boletos de financiamento e empréstimo estão sempre em nome de pessoa jurídica, com CNPJ. Isso já mostra por si só uma grande característica do golpe. Ademais, ao pagar um boleto ou transferir valor, sempre verifique atentamente os dados do destinatário – qualquer informação divergente ao nome da empresa contratada já é o suficiente para você ligar o alerta vermelho.
A regra é: não transfira a parcela para conta de pessoa física e preste atenção aos dados do boleto.
Caí no golpe de empréstimo. E agora?
Se você não reconhece algum empréstimo contratado e/ou se verificou que está sendo vítima de um golpe financeiro, veja como agir:

- Se você não mandou dinheiro ao golpista, encerre imediatamente o contato e reporte o para o WhatsApp para que o número seja bloqueado;
- Se você realizou algum pagamento, procure as autoridades e reporte o nome do CPF do dono da conta corrente para quem fez a transferência.
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