Written by 17:31 Crédito, Economia

Golpes e Fraudes: como evitar

O Príncipe nigeriano

Quem nunca ouviu a história de um amigo ou parente que recebeu uma carta que supostamente foi enviada pelo príncipe da Nigéria? Apesar da tática ser antiquíssima e a comunicação nesse caso se dar por carta, a estratégia utilizada por fraudadores é a mesma em diversas outras situações.

Os fraudadores costumam se passar por outra pessoa ou instituição para ganhar credibilidade ou fingir certo nível de prestígio, como o ‘príncipe da Nigéria’ na carta. Após isso, desviam o foco da potencial vítima com uma recompensa ou um prêmio bom demais para ser verdade.

Na carta, o ‘príncipe’ jurava enviar à quem o ajudasse 10 milhões de reais. Depois de criar a expectativa de uma chance única e um dinheiro fácil, o golpista pede uma pequena ‘ajuda’, como o envio de R$ 100,00 para liberar o suposto príncipe de um ‘problema na alfândega’.

A potencial vítima pode ficar animada demais com a possibilidade de ganhar tanto dinheiro para se dar conta dos detalhes suspeitos dessa situação. Infelizmente, é comum que a pessoa acabe enviando rapidamente os cem reais… que nunca mais verá. 

Essa tática funciona porque a esperança de que o príncipe exista e o tamanho da recompensa distraem a pessoa dos fatos e fazem com que ela queira acreditar na história. É muito difícil convencer alguém de que algo não é verdade quando a pessoa quer que isso seja real. 

Como identificar um golpe de empréstimo?

É comum que tudo comece com alguém entrando em contato através do seu email, WhatsApp ou rede social alegando pertencer a uma instituição que oferece empréstimos. Esta pessoa então afirma que você possui um crédito pré-aprovado de valor elevado.

Após criar a expectativa, diz que é necessário realizar apenas uma pequena etapa, como a assinatura de um contrato (novamente, imitando um documento de alguma instituição oficial) ou um pagamento antecipado (podem chamar de custo da transferência, liberação pela Febraban ou Banco Central, taxa de desbloqueio de conta, taxa Selic, etc.).

Estimulada pela promessa do empréstimo pré-aprovado, a pessoa não repara em detalhes alarmantes como: 

  • a pessoa realizando o contato realiza toda comunicação apenas através de meios de comunicação não oficiais, como o Whatsapp;
  • as provas que a pessoa oferece de que ela pertence a essa instituição legítima são apenas dados públicos, como o CNPJ;
  • solicitação do pagamento de taxas antecipadas, uma vez que essa prática é ilegal para qualquer tipo de empréstimo no Brasil;
  • os dados enviados pela pessoa realizar o pagamento das taxas antecipadas pertencem à uma pessoa física, e não à uma instituição oficial.

Como evitar os golpes?

Sempre é possível tomar mais medidas para se proteger e a lista abaixo não explora todas as opções. Se conhece outras boas práticas, compartilhe elas com os seus amigos e familiares!

  • Sempre pesquise sobre a instituição à qual a pessoa afirma pertencer e tente contatar a empresa através dos canais oficiais anunciados em seu site (email, redes sociais verificadas, etc.) para confirmar que existe relação. Verifique também que aquele é o site oficial da empresa;
  • Nunca pague qualquer taxa antecipadamente;
  • Nunca assine contratos sem ler eles cuidadosamente e verificar que, de fato, são contratos reais e oficiais. Se é um documento que foi enviado apenas através de uma rede social ou se bastou assiná-lo e enviar de volta através de rede social, é muito provável que não seja um documento legítimo;
  • Evite realizar qualquer transação, assinatura de documento ou oficialização de processo envolvendo empréstimos utilizando apenas uma conversa em rede social. Sempre busque os aplicativos e sites oficiais da empresa para fins de verificação e realização de etapas importantes.  

O que fazer se cair em um golpe?

  • Junte evidências, como capturas de tela das conversas com a pessoa que realizou o contato, as redes sociais utilizadas e os anúncios que utiliza;
  • Comunique imediatamente à Polícia Civil e faça um boletim de ocorrência. Forneça os documentos e os dados das contas bancárias para as quais os pagamentos antecipados foram solicitados. Para o golpista responder pelos seus atos, é necessário declarar-se apto a representar criminalmente contra o autor do crime;
  • Contate o Banco Central através do canal 145 para registrar uma reclamação.

Siga a EmpreX nas redes sociais e mantenha o cadastro atualizado para que seja informado quando novos produtos ou serviços forem adicionados!

Quer saber mais sobre a EmpreX? Veja o vídeo explicativo a seguir:

Visite a nossa página e descubra quanto você pode economizar com um empréstimo pessoal mais barato.

Close