Written by 10:24 Crédito

Guia Rápido: O que é CET? E como você deve comparar ofertas de crédito?

Você já se deparou com uma oferta de crédito que parecia ser boa demais para ser verdade?  

Talvez tenha sido a menor taxa de juros que você já viu, ou algo parecido.  

Infelizmente, uma taxa de juros pequena não quer dizer necessariamente um bom negócio e pode acabar iludindo muita gente.  

Neste artigo vamos esclarecer como as ofertas de crédito funcionam e porque a taxa CET é, na verdade, o fator mais importante para levar em consideração ao lidar com empréstimos. 

O que é CET e qual sua importância? 

CET é a sigla para Custo Efetivo Total. Ele representa a soma de todos os custos envolvidos em uma oferta de crédito e a taxa CET é um número percentual que representa o juros real, com todos os custos, do empréstimo.

A taxa de juros contratual é apenas uma das despesas que compõem a taxa CET, mas, geralmente, há também outras despesas envolvidas. 

Por exemplo, para financiar um imóvel, além da taxa de juros contratual, um cliente vai ter que arcar com as taxas cartoriais e vários outros custos operacionais e tributos. 

Sendo assim, a taxa CET é o que realmente importa para um cliente que está precisando de crédito. 

Apenas a taxa CET vai mostrar qual será o verdadeiro custo para um cliente ao contratar uma oferta de crédito.

 A realidade das ofertas de crédito no Brasil 

A taxa CET pode variar bastante entre as instituições financeiras mesmo se as taxas contratuais e todos os outros parâmetros forem iguais (mesmo valor, mesma quantidade de parcelas, etc). 

Uma instituição financeira pode oferecer a menor taxa de juros contratual do mercado e mesmo assim acabar sendo a opção mais cara. 

Todo cliente tem o direito de conhecer a taxa CET (Mas há um detalhe) 

O Banco Central obriga as empresas a deixarem claro qual a taxa CET no contrato de empréstimo. 

O cliente pode solicitar a taxa CET, relativa a uma oferta de crédito específica, para uma instituição financeira a qualquer momento, inclusive antes de assinar o contrato! 

Mas as empresas que oferecem esse tipo de serviço geralmente gostam de destacar as taxas de juros contratuais apenas, pois uma parte considerável dos brasileiros acha que essa taxa é a única que importa.  

Então… Qual a maneira certa de comparar ofertas de crédito? 

Simples! Pesquise a taxa CET de empréstimos em instituições financeiras diferentes, sempre usando o mesmo valor e prazo (comparar a taxa CET já basta; quanto menor for essa taxa, mais barato o empréstimo).

Dessa forma você vai encontrar a oferta mais econômica e vantajosa para o seu caso. 

Considerações finais 

Agora você sabe que a taxa CET é o que realmente importa quando o assunto é oferta de crédito.  

Considere a taxa CET como sendo o principal fator em sua escolha para ter certeza de que selecionou a melhor disponível!

Close